sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Viagem | Conduzir com nevoeiro


Conduzir com nevoeiro é perigoso. Quando ele é combinado com chuva e pouca visibilidade, ainda pior. Aumenta o risco de acidentes, e os motociclistas prudentes procuram normalmente evitá-lo.
A falta de visibilidade durante a condução potencia a existência de perigos, tanto à frente como atrás (no caso de um veículo que circule com maior velocidade e embata na nossa traseira).
A acumulação de humidade no vidro frontal, na viseira do capacete e/ou nos óculos, inibe ainda mais a capacidade de percepção para eventuais perigos existentes na estrada.
A capacidade de visão dos outros utilizadores da estrada, também fica significativamente diminuída.
Para o motociclista, aumenta a desorientação relativa ao espaço que ocupa na estrada e em seu redor, aumenta a chance de se perder, ou mesmo de ter um acidente.
Quando em viagem, o motociclista perante este cenário, fica muito mais vulnerável no caso de avaria da moto, ou falha de combustível.
Ao ser inibido de ver a linha do horizonte, na hora de negociar uma curva pode ajuizar mal e acontecer uma queda, mais facilitada ainda, pelo facto do piso se encontrar escorregadio.
De dia, ao passar de uma zona sombria para outra mais iluminada, o nevoeiro pode surpreender e fazer-nos falhar a abordagem da trajectória.

A lista de causas e efeitos é enorme e o conselho mais prudente a reter, é não se fazer à estrada com nevoeiro e aguardar até que as condições meteorológicas melhorem antes de prosseguir viagem. Mas há momentos, como constrangimentos com horários, ou calendário, em que esperar não é possível. Lembro-me de uma viajem que fiz às Astúrias, em que apanhei um nevoeiro cerrado e não tinha forma de avisar as pessoas que me esperavam. Com 6 horas de atraso face à hora prevista para chegar, duas motos numa estreita estrada de montanha ladeada de escarpas e precipícios, o ar gelado, um nevoeiro aterrador e animais (vacas) deitados na faixa de rodagem, tornaram-se um pesadelo e um forte apelo a não parar...

Perante uma situação destas, sem possibilidade para o evitar, não há outra alternativa senão desenvolver estratégias para mitigar o risco:

  • Diminuir a velocidade e ajustá-la permanentemente às condições de visibilidade do momento;
  • Eleger a rota mais directa, mais conhecida e menos susceptível de problemas até ao destino;
  • Atestar o depósito sempre que possível. Considerar a reserva mínima de 1/2 depósito;
  • Verificar a amarração e o bom acondicionamento da bagagem;
  • Usar um agente desembaciador para a viseira do capacete e óculos. À falta de melhor, seccionar uma batata e passar a polpa pelo interior da viseira e óculos. Em último caso, esfregar cuspe;
  • Manter o farol numa posição baixa, para evitar a refracção da luz e piorar ainda mais a visibilidade. Há que ter em conta, que ao circular com a moto mais carregada do que o normal, há uma tendência natural para o feixe de luz levantar, a ponto de se tornar incómodo para os outros ocupantes da via e mesmo para nós, em caso de nevoeiro. Utilizar um pedaço de 'fita americana' para restringir o feixe de luz, pode fazer a diferença;
Tapar parte do farol, pode fazer a diferença

  • Olhar frequentemente pelos espelhos retrovisores, tomando atenção aos veículos que se aproximem por detrás e, se necessário, preparar-se para assumir uma acção evasiva;
  • Se outro veículo seguir de perto, ligeiros toques no travão para fazer piscar a luz traseira, ou ligar os 4 piscas (se a moto os tiver);
  • Usar materiais reflectores e cores brilhantes no vestuário, ou equipamento;
  • Evitar travagens bruscas, mudanças de direcção repentinas e travar com o motor sempre que possível;
  • Seguir as luzes traseiras de um outro veículo, a uma distância e velocidade consideradas seguras, a fim de reduzir qualquer desorientação espacial;
  • Usar a marcação no lado direito do pavimento como ponto de referência durante a marcha, mantendo-o sempre à direita da faixa de rodagem, especialmente durante o cruzamento com veículos que circulem em sentido contrário, e que emergem do denso nevoeiro;
  • Ligar antecipadamente para o destino e alertar alguém sobre a situação do estado do tempo, itinerário seguido e hora prevista de chegada;
  • Se forçado a parar, quer pelo nevoeiro, ou por problema mecânico, deslocar-se com a moto para local seguro, fora da faixa de rodagem;
Há que ter sempre presente que é mais seguro evitar conduzir nestas condições, do que enfrentá-las depois.

Bom ano e boas viagens! ;)

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