quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A onda Ace Cafe


O Ace Cafe London é um antigo café em Stonebridge, noroeste de Londres, Inglaterra, que foi amplamente remodelado tornando-se num espaço funcional de entretenimento. É historicamente um espaço que foi importante para a cultura motociclista entre 1938 até 1969. O espaço foi re-inaugurado no local original, em 1997.


Ace Cafe abriu em 1938 como área de serviço para o tráfego na nova North Circular Road. Como estava aberto 24 horas por dia, começou a atrair motociclistas. Tornou-se popular com os "Ton Up Boys" na década de 1950 e os "Rockers" da década de 1960. O café foi destruído durante um ataque aéreo na 2ª Grande Guerra e reconstruído em 1949. Os eventos ali realizados após a guerra e as condições sociais da época (muitos adolescentes, o aumento do tráfego automóvel e a industria de motociclos inglesa que estava no auge), tornaram o Ace Cafe num sucesso. A juventude passou a reunir-se no café com as suas motos e ouvir rock'n'roll. O Ace tornou-se o berço de inúmeros grupos de entusiastas das motos e bandas de rock.

Encerrou em 1969, após a abertura de uma nova área de serviço onde era então o extremo sul da auto-estrada M1. O piso térreo do edifício tornou-se uma loja de venda e montagem de pneus. O piso superior foi ocupado por uma empresa de aluguer de veículos.

Com a crescente popularidade dos "Rockers" e discussões entre os antigos membros do "59 Club", em 1994 foi dado o primeiro passo para o renascimento do Ace Cafe. Dizem que o anúncio atraiu cerca de 12.000 visitantes. O café foi reaberto parcialmente em 1997, com a renovação completa concluída em 2001. Entusiastas do Rock’N’Roll  e motociclistas de todo o mundo já marcaram presença no Ace para participar em reuniões temáticas, compartilhar histórias, ou simplesmente marcar presença na lenda que é. Já não abre 24 horas por dia, mas o café agora tem um extenso calendário de eventos para os proprietários de motos e carros. O espaço também é utilizado para concertos ao vivo, com DJ’s, e para casamentos e outras cerimónias.

A personalização de motos, ultrapassa em muito os pequenos aspectos cosméticos. Existe um culto pelas motos dos anos 60 e 70 sobretudo, que mais do que prolongar o fim de vida dos modelos aos quais se dedicam, fazem-nos renascer num novo formato, mais revivalista, transformando-os em "cafe-racers", "street-trackers", ou "scramblers". É uma arte que também se faz em Portugal. Uma das equipas que se dedica a este trabalho é a “Ton-Up Garage”, e esteve à conversa com Álvaro Costa numa das edições do programa "Portugal 3.0".


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários não deverão ultrapassar o âmbito do assunto. Aceitarei com humildade as críticas construtivas, mas não tolerarei tentativas para menorizar o que faço, nem faltas de respeito.